Lançamento do site do programa ARGO Biogeoquímico

O programa ARGO Biogeoquímico é uma extensão do programa de flutuadores ARGO que inclui flutuadores equipados com sensores de pH, nitrato, oxigênio, clorofia, partículas em suspensão e irradiância. Os novos sensores permitem a observação de propriedades biogeoquímicas com acurácia suficiente para estudos climáticos, com grande potencial de transformar a nossa capacidade em observar e prever os efeitos das mudanças climáticas  em processos ecológicos no oceano.

Já existem diversos flutuadores em operação no Oceano Atlântico Sul e é de interesse do programa que estes dados, disponíveis publicamente, sejam utilizados da melhor forma possível tanto em suas respectivas pesquisas como em atividades didáticas.

O site recentemente lançado contém informações  sobre os flutuadores, objetivos científicos, acesso aos dados bem como detalhada bibliografia :

http://biogeochemical-argo.org/

É importante que a comunidade oceanográfica brasileira e latino-americana contribua tanto cientificamente quanto na manutenção, desenvolvimento e novos lançamentos de flutuadores em regiões de interesse.

Advertisements
This entry was posted in argo, Observing systems. Bookmark the permalink.